Jefferson Rueda

Jefferson e Janaína Rueda seguem empreendendo no centro de São Paulo, e em 2018 abriram dois novos negócios. Com o intuito de melhorar e transformar a alimentação popular brasileira, seus novos empreendimentos seguem a filosofia de seus restaurantes: oferecer produtos artesanais de qualidade a preços acessíveis. Em janeiro abriram o Hot Pork e, em maio, a Sorveteria do Centro. Ambos pilotam os fogões, mas também dividem a forma de gerir os negócios. Jefferson assume a posição de diretor de criação das casas, enquanto Janaína assume a parte administrativa.

 

Em 2016, Jefferson lançou o livro A Cozinha Caipira do Chico Bento em parceria com o quadrinista Mauricio de Sousa, criador do personagem. O chef reuniu receitas do interior de São Paulo, inspirado em sua infância. O livro inclui fotos dos pratos e desenhos como num gibi, mostrando as influências da roça na mesa de Chico Bento. Para 2019 o chef pretende iniciar seu mais novo projeto: O Livro do Porco, em que fará uma pesquisa no Brasil e no mundo sobre a cultura da carne de porco, mapeando produtores, frigoríficos, criadores, restaurantes e receitas locais.

 

Parte extensão dA Casa do Porco, parte extensão da casa dos chefs Jefferson e Janaína Rueda, o Laboratório de Ideias é um espaço de criação para todas as casas: A Casa do Porco, Bar da Dona Onça, Hot Pork e Sorveteria do Centro. Localizado em seu antigo apartamento no Copan, icônico edifício de Oscar Niemeyer no centro de São Paulo a poucos metros dos restaurantes. Com uma biblioteca com mais de mil livros de gastronomia, cozinha para testes e espaço para workshops, Jefferson dedica parte de seu tempo para estudar, criar e experimentar no Laboratório. Além disso, é um espaço de discussão, debate e troca com parceiros da área da gastronomia, arte, cultura, design e economia criativa.